Acho que todos nós concordamos que a quantidade e variedade de aplicativos dos Smartphones android é bem superior aos do Windows Phone. Mas e se alguém estivesse pensando em usar os apps do android no Windows Phone? Daria certo? Bom isto está sendo estudado e pode ser uma possibilidade!
A estratégia ainda não é confirmada nem mesmo internamente, mas ela é sim considerada e, quem sabe, pode até ser implantada em um futuro não muito distante. Segundo as fontes ligadas à empresa afirmaram ao site The Verge, o planejamento ainda está começando e divide opiniões dentro da empresa.
Alguns são, sim, a favor de simplesmente habilitar os aplicativos do Android no Windows Phone e no Windows 8, também. Outros, no entanto, creem que dar este passo significaria a morte do Windows como plataforma de uma vez. Seja como for, a Microsoft precisará ter cuidado com esta possibilidade.
Atualmente, o mercado vive praticamente um duopólio com iOS e Android dominando. O sistema do Google lidera todas as pesquisas de participação do mercado, enquanto a Apple ainda atrai um pouco mais de interesse dos desenvolvedores, embora a diferença esteja se reduzindo. A Microsoft, por sua vez, não tem conseguido atrair desenvolvedores para que lancem seus aplicativos na loja do Windows Phone.
Normalmente os apps são lançados simultaneamente no Android e iOS, ou com uma leve vantagem para o sistema da Apple. O WP só recebe uma versão meses depois; isso quando recebe, o que muitas vezes não acontece. Permitir que aplicativos do sistema do Google serviria como uma forma de solucionar o problema de forma provisória.
Existe também um problema em relação aos desenvolvedores, que pode ser a confusão causada pela medida, sobre como melhorar e gerenciar seus apps na plataforma, além de deixar dúvidas sobre o desenvolvimento de novos apps para o serviço. Existe uma possibilidade bastante grande de que se a medida for implantada, os criadores de apps tomem a rota mais simples e simplesmente realizem o “port” dos seus softwares do Android para o Windows Phone em vez de adaptá-los à interface “Metro” da Microsoft.
Por isso, se quiser ter sucesso com a empreitada, a Microsoft precisa tomar bastante cuidado. O plano é permitir os apps do Android no Windows e controlar a loja onde eles poderão ser baixados, e não suportar uma nova plataforma adicional. O Verge descreve o plano para atuar dando permissão para que alguns serviços cheguem aos usuários do Windows Phone, apenas.
Claro, vale lembrar que somente trazer os aplicativos de outra plataforma não é garantia de sucesso. Basta observar a BlackBerry, que já faz isso com o BB10, mas falhou em conquistar uma fatia signficativa de mercado. A parceria Microsoft e Nokia tem potencial para trazer mais resultados, no entanto, uma vez que já possuem uma participação bem maior na área.
Editor: Matheus de Luca
Fonte: The Verge, Olhardigital
Obrigado pela visualização, e visite o Blogger sempre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário